Assistência Social

Mangabeiras se junta a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos no enfrentamento e erradicação do trabalho escravo

Em São Raimundo das Mangabeiras recentemente foi criada no município a Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Escravo (COMTRAE-MA), que entre suas ações irá elaborar e acompanhar ações relacionadas à prevenção e enfrentamento ao trabalho escravo e também atuará no atendimento aos trabalhadores e trabalhadoras resgatados da escravidão moderna.

A equipe da Coordenação de Ações de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas da Sedihpop, composta por Pedro Maciel e Ninha Reis, esteve reunida com representantes da Prefeitura Municipal, entre eles o vice-prefeito Adilton Costa.

À tarde, realizaram oficinas de formação do comitê municipal. Entre os temas abordados estava o fluxograma estadual de atendimento às vítimas de trabalho escravo, atuação de acolhimento ao(à) trabalhador(a) fora do contexto de resgate, e procedimentos pós-resgate e sobre a importância do trabalho em rede para o combate ao trabalho escravo.

No mesmo dia, a equipe da SEDIHPOP foi visitar o povoado Morro do Chupé para averiguar condições de vulnerabilidade para o aliciamento de pessoas e com histórico de trabalhadores resgatados.

O Pacto de Combate ao Trabalho Escravo já foi assinado pelo prefeito Accioly Cardoso, e o município, agora, se junta no enfrentamento, prevenção e combate a qualquer atividade que ponha em risco a integridade, a proteção e os valores da nossa gente.