Saúde

Mangabeiras é o primeiro município do Maranhão a concluir primeira etapa de vacinação contra a COVID-19

São Raimundo das Mangabeiras é o primeiro município maranhense a concluir meta de vacinação contra a COVID-19, dados são da Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão.

Segundo dados do Governo do Maranhão, no dia 18 de Janeiro de 2021 as 164 mil doses destinadas ao Maranhão pelo Ministério da Saúde desembarcaram na capital maranhense; e na terça-feira (19/01), foram alcançadas 15 das 19 Regionais.
Em São Raimundo das Mangabeiras, as vacinas chegaram na quarta-feira (20), e imediatamente foram aplicadas nos grupos prioritários: servidores da saúde (são os profissionais da chamada linha de frente da saúde).

Segundo a Secretária de Saúde Municipal, Viviane Nascimento, São Raimundo das Mangabeiras recebeu 97 doses (cerca de 34% em relação a relatório dos servidores enviado ao estado) e  foram aplicadas, no primeiro dia, 95 doses; todas em trabalhadores da saúde, e já no dia seguinte foi concluída, ainda pela manhã, as demais vacinações. Viviane ainda pontou que a perspectiva é de que São Raimundo das Mangabeiras receba novas doses ainda essa semana “ esperamos nos próximos dias imunizar todos os trabalhadores da saúde do município”.

Vacina de Oxford
Segundo Governo do Estado do Maranhão, o Governo recebeu, no início da tarde deste domingo (24), o primeiro lote da vacina de Oxford/AstraZeneca enviado pelo Ministério da Saúde e que são 48.500 doses que serão distribuídas por todo o estado, à medida que os municípios alcançarem 70% de doses aplicadas da CoronaVac.
São Raimundo das Mangabeiras receberá 77 doses. Confira quantitativos dos demais municípios aqui.

Murilo Carvalho/Jornalista