A secretaria municipal de saúde está realizando, hoje, dia primeiro de julho, até as 18 horas, a Terceira conferencia municipal de saúde com o tema: O SUS em mangabeiras: construindo um novo modelo assistencial com reorganização na atenção básica.

A conferência teve inicio por volta das 9 da manhã com a composição da mesa e uma apresentação cultural. Durante o dia acontecem palestras com a Dr. Kiara Martins sobre o financiamento e pacto pela saúde e a relação publico x privado; palestra com o Dr Jerdson Martins de Sousa sobre política de saúde na seguridade social; palestra com Dra Yanne Abreu sobre gestão do sistema do trabalho e da educação em saúde e palestra com a Dra Maristela campos de Sousa sobre participação da comunidade e controle social.

O prefeito Francismar carvalho, presidente da comissão organizadora da conferencia, disse que ela serve para a sociedade apresentar as reivindicações a cerca da política municipal de saúde. “É uma oportunidade que a sociedade tem, de colocar o seu ponto de vista. A sociedade como um todo, as entidades, os partidos políticos, as organizações…” disse o  prefeito, acrescentando que a saúde no município tem melhorado, mas que existe um problema nacional na saúde. “Nós como gestores no município de São Raimundo das Mangabeiras a gente vem aqui na qualidade de dizer  ao nosso povo em que sentido a nossa saúde tem melhorado. Quem conheceu a saúde publica de mangabeiras nos últimos vinte anos ver que as coisas estão andando e andando  muito bem. Saúde publica é um problema nacional, a gora nós como políticos é que temos que encarar de frente e oferecer aquilo que é de melhor para o povo… O meu foco como gestor publico é isso, é melhorar a qualidade de vida das pessoas”.

O secretario municipal de Saúde, Adilton Costa, coordenador geral da conferencia, falou  sobre a importância da conferencia municipal de saúde . “O objetivo maior dessa conferencia é conscientizar a população que é só através de conferência que a gente pode discutir as necessidades que o município tem em relação a saúde. Então, a conferência é para conferir realmente como está funcionando e fazer propostas para que melhore o andamento da saúde, para que a nossa população tenha uma saúde mais digna e mais humanizada”.

Alem das palestras, durante a conferência são criados grupos de trabalho para discutirem a saúde no município e apresentarem propostas que serão encaminhas ao ministério da saúde. No final da conferencia haverá a apresentação e votação das propostas, escolha dos delegados para a Conferência Estadual de Saúde e apresentação de um relatório final.

Ouça matéria em áudio

Baixe Matéria em áudio AQUI