Quadrilha Municipal Fulô de Mangabeiras

Realizou-se entre os dias 23 e 24 de junho de 2018, o segundo São João do Povo. Evento que marca uma mudança na forma de organizar as festas juninas em São Raimundo das Mangabeiras, iniciado ano passado, na gestão do Prefeito Rodrigo Coelho.

A temporada integrou escolas, comunidades e o governo municipal em prol do resgate da cultura das festividades juninas, dando oportunidade às diversas manifestações da época: danças, shows, comidas típicas, muitas cores e alegria, aliadas a uma equipe empenhada, que fizeram da festa um momento ímpar para nossa cidade.
Este ano, foi apresentada a primeira quadrilha da cidade, chamada Fulô de Mangabeiras. Uma iniciativa da Primeira Dama, Elmorane Coelho, Junto ao Secretário de Cultura, Jessé Resplandes.

Realizado o evento, avaliaram que tudo ocorreu como planejado e foi além do que esperavam. Em seu perfil no Facebook, a primeira Dama agradeceu todos os envolvidos. “Preciso dividir a alegria de ter podido realizar esse grande projeto…a t Companhia Municipal de Dança que se apresenta, nesse São João, com a Junina Fulô de Mangabeiras….que linda…linda, linda…amei…a vcs, queridos dançarinos, parabéns e nosso agradecimento por terem resistido ao desafio e hj terem feito esse espetáculo…estou mt orgulhosa por todos vocês! Parabéns“, comentou.

O São João do Povo foi dividido em duas etapas, entre o Corredor Junino e Programações nos bairros, em cada escola: abertura com danças juninas, cmoídas da época e shows. O evento da Praça contou com Shows da Comitiva do Forró, Banda Maverik, Lukas Seabra e Doidim de Mossoró.

O empenho de cada escola, que envolveu direção, professores, alunos e pais, proporcionou o desenvolvimento de muitas coreografias, incluindo as tradicionais quadrilhas, motivando os alunos a conhecerem cada vez mais a cultura junina, bem como a contribuírem para a sua preservação.

O São João do Povo foi realizado através de parceria entre a Prefeitura Municipal de São Raimundo das Mangabeiras e Governo do Estado do Maranhão, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Turismo, na pessoa do Secretário Jessé Resplandes, e Secretaria Municipal de Educação, na pessoa da Secretária Professora Teresinha Brito, tendo contado com o apoio de outras secretarias, como Saúde e Infraestrutura e Transporte.
Eventos festivos, como o São João do Povo, incentivam a preservação cultural e ajudam a atrair visitantes para a cidade, movimentando toda a economia local. Hotéis, restaurantes, lanchonetes, lojas de roupas e calçados e profissionais autônomos, como costureiras e vendedores ambulantes, são alguns dos segmentos beneficiados diretamente com os eventos festivos.

O São João do Povo garantiu mais dinamismo à economia, incentivo à educação, à cultura, ao turismo e ao lazer, tendo sido marcado pelos ritmos, cores, cheiros e sabores da cultura nordestina.

O evento é uma marca da gestão atual já no seu segundo ano e é algo inesquecível, tendo sido aprovado e aplaudido pela população mangabeirense, visitantes e admiradores nas redes sociais.
A cada ano os organizadores prometem inovar E atrair maior número de participantes e admiradores !!