A Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta sexta feira, 15 de Junho, nas escolas da rede municipal , o primeiro SAREM (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de Mangabeirense).

O Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de Mangabeiras é um importante compromisso da Secretaria de Educação com a educação básica, pois materializa a visão sistêmica da educação, observando anualmente, o nível de aprendizagem dos alunos.
Neste primeiro ano, foram realizadas provas nas seguintes escolas : José Pinto de Menezes, Manoel da Silva Costa, Dom Bosco, Dom Rino Carlesi, Francisco Coelho, Pe.Fábio (Morro do Chupé) Padre Dino , São Vicente de Paulo, Ceci Teixeira , Nascimento de Morais e São Luís Gonzaga (Vale verde) , para alunos do 4ª e 5ª anos e para 8ª e 9ª anos, nas unidades que oferecem o Ensino Fundamental, séries finais.

O SAREN é um sistema de avaliação próprio do município de S.R.das Mangabeiras , criado no ano de 2017 , na gestão do Prefeito Rodrigo Coelho.  As avaliações foram realizadas nas disciplinas : Matemática e Língua Portuguesa.
O objetivo primordial é verificar como estão os alunos da Rede Municipa na proficiência da leitura, na interpretação de textos, na produção textual e no domínio das operações matemáticas fundamentais.

Após a correção das provas , a Equipe Pedagógica da Secretaria de Educação começará a analisar os dados e ver a real situação dos alunos, nos domínios básicos do Ensino fundamental, e a partir deste primeiro momento, realizar, o que a secretária chamou de “intervenções pedagógicas”, no sentido de melhorar cada vez mais a qualidade da educação municipal.

A Secretária de Educação, Teresinha Brito, lembrou do anseio por um programa de avaliação independente no município: “Nós de São Raimundo das Mangabeiras, sempre tivemos muita vontade de ter um sistema próprio, para elaborar e implementar políticas públicas de melhoria da Educação Municipal em todos os níveis, e este sistema foi criado em 2017 , sendo agora, a primeira avaliação”, concluiu.